Academia

PRATICANTES DE ACADEMIA


A popularidade da academia cresceu significativamente nos últimos anos. Atraindo cada vez mais praticantes de exercícios aeróbios e resistidos, tornando-se um “esporte” preferido de muitos.


MITOS E VERDADES

O Exercício Resistido (Musculação)


- O EXERCÍCIO RESISTIDO é recomendado principalmente para o aprimoramento e a manutenção da massa muscular e óssea. Mas também proporciona melhora no controle da pressão arterial, cardiovascular e hormonal (imunológico). Além de auxiliar no ganho de massa magra contribuindo para o emagrecimento.

- SARCOPENIA e OSTEOPOROSE: Atua na prevenção e tratamento destas doenças, com benefício significativo aos adultos e idosos.

- HIPERTROFIA MUSCULAR: Exercício de escolha para o ganho de massa muscular.

- HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (“PRESSÃO ALTA”): O exercício resistido programado e prescrito adequadamente não eleva a pressão arterial, ao contrário, é adjuvante no tratamento desta patologia.

- SUPLEMENTOS X ACADEMIA: Cada vez mais frequente o uso de substâncias com intuito de melhora do desempenho atlético e estética corporal. O uso de suplementos deve ser prescrito por médicos ou nutricionistas, após uma avaliação da alimentação e da composição corporal do indivíduo. Evitando efeitos indesejados como ganho de peso, “pressão alta”, “colesterol alto” e doenças cardíacas.

- CRIANÇAS, ADOLESCENTES e IDOSOS podem fazer musculação? Podem, desde que um médico do esporte faça a orientação e recomendação adequada deste tipo de exercício para estas faixas etárias.