
Hoje o basquete beira os 130 anos de idade e continua sendo um dos esportes mais populares e lucrativos do mundo inteiro.
Toda essa popularidade não se deve apenas à incontestável diversão proporcionada pelo esporte. A intensa atividade física exigida logo evidenciou os inúmeros benefícios do basquete, tornando-o parte do dia a dia de escolas e academias.
Ao praticar basquete, você consegue exercitar diversas partes do seu corpo ao mesmo tempo. O esporte exige corridas, pulos, lançamentos e mudanças bruscas de direção. Isso trabalha diversos músculos do corpo em muitos movimentos diferentes.
Além do exercício físico, um dos maiores benefícios do basquete está na saúde mental.
Os jogadores têm de estar sempre alerta e pensando em estratégias em um curto espaço de tempo. Isso ajuda a exercitar e melhorar a cognição.
Saltos e corridas fazem do basquete um esporte de atividade física intensa. Os impactos fazem com que seus ossos criem uma espécie de nova camada, tornando-os muito mais fortes e saudáveis.
O basquete, no entanto, pode acarretar diferentes lesões, considerando que os atletas mantêm um contato físico constante. Além delas, podem-se também considerar as lesões decorrentes dos constantes deslocamentos, saltos e movimentos bruscos.
É um esporte que exige contato entre os jogadores tanto na defesa quanto no ataque. Além disso, o basquetebol baseia-se principalmente em três capacidades físicas condicionantes: força, resistência e velocidade.
Para absorver todos os benefícios do basquete, consulte um médico do esporte.