Atividade Física na Terceira Idade

A atividade física na terceira Idade é fundamental para envelhecer com qualidade de vida. Quando envelhecemos começamos a perder massa magra, e consequentemente nossa força muscular também acaba ficando debilitada, e com isso nossas atividades do dia-a-dia sofrem uma alteração de dificuldade. Realizar atividade física na terceira idade é sinônimo de vida.

A prática regular de atividade física na terceira idade, com a supervisão de um profissional e seguindo as orientações do médico do esporte reduzem a perda de equilíbrio, agilidade e flexibilidade e ainda, melhora o enfraquecimento dos músculos e a resistência muscular, no qual resultam em uma melhor capacidade física para terem uma vida com autonomia e independência.

São muitos os benefícios dos exercícios físicos na terceira idade 

A prática de exercícios físicos é indicada que esteja na rotina de todos, de todas as faixas etárias. Eles são um ótimo aliado para o nosso bem-estar e para a qualidade da nossa saúde. E vale ressaltar que os benefícios não são apenas físicos, mas também psicológicos e sociais.

 

Movimentar o corpo pode auxiliar no tratamento e na prevenção de algumas doenças, tais como: perda óssea, melhora do sistema cardio-respiratório, regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos, além de contribuir na qualidade de vida. Os benefícios dos exercícios físicos na terceira idade são muitos.

 

Dentre os benefícios da atividade física na terceira idade temos a melhora do condicionamento físico, a redução do risco de quedas, qualidade do sono, melhora a imunidade, o bem-estar psicológico, autoestima, os reflexos, entre muitos outros benefícios. Os exercícios ajudam os idosos a ganhar confiança, o que permite que eles tenham a mesma autonomia e Independência de sempre.

 

Atividades físicas mais recomendada para os idosos

Práticas de pouco impacto são as atividades físicas mais indicadas para a terceira idade. Exercícios que trabalhem a coordenação motora e o equilíbrio são as mais importantes para ajudar o idoso a ter segurança e independência nas atividades do dia-a-dia. É sempre bom lembrar: nunca é tarde para começar!

As atividades físicas ideais para serem praticadas na terceira idade, são: Caminhadas, Hidroginástica, Alongamento, Dança e Musculação. Vale ressaltar que o idoso precisa sempre realizar os exercícios acompanhado de um profissional para orientá-lo. 

Esses exercícios são simples e não necessitam de nenhuma habilidade. A caminhada ajuda a fortalecer os músculos, aumenta a energia e controla o peso. As atividades físicas feitas na água, permitem realizar movimentos sem impactar as articulações ou causar lesões.

Já o alongamento ajuda a melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. A dança, ajuda a manter o condicionamento físico e mais do que isso, permite alcançar estados emocionais positivos. E na musculação, resulta na melhora dos fatores de risco cardiovascular.

Envelhecendo com qualidade de vida

Precisamos nos conscientizar que a pratica de atividade física na terceira idade é de grande valia para os idosos. Os exercícios físicos precisam fazer parte na vida de todos, mas principalmente na dos idosos, no qual promove vários benefícios.

Além de trazer inúmeros benefícios, a prática de atividade física na terceira idade faz com que eles sejam independentes e tenham a sua autonomia, trazendo novas perspectivas aos idosos, e proporcionando uma maior disposição para realizar seus afazeres do dia-a-dia, com segurança.