Corrida – Canelite

Canelite: Entenda sobre essa doença.

Muitas pessoas dão início aos seus exercícios com caminhadas e corridas. No entanto, durante esse período em que o corpo está começando a se adaptar ao estilo de vida mais ativo, surge com certa frequência a canelite. O termo geralmente é usado para as dores na região da canela após o início ou intensificação das suas atividades físicas.

Afinal, o que é canelite?

A canelite é o termo popular usado para se referir à síndrome do estresse medial da tíbia ou periostite. Trata-se de uma inflamação próxima aos tendões, músculos ou ossos da canela (tíbia).

Principais causas da canelite

A canelite é um sintoma muito comum e pode afetar principalmente atletas. Ela pode ser causada por diversos fatores, no entanto a causa mais comum para esse problema é o uso execessivo das pernas. Outras causas, no entanto, podem levar ao seu desenvolvimento. Veja:

  • Inchaço ou inflamação dos músculos, tendões e da camada fina de tecido que cobre a tíbia
  • Ter os pés chatos ou um arco do pé muito rígido pode colocar mais estresse na parte inferior da perna, aumentando as chances de causar canelite
  • Síndrome do compartimento anterior crônico, que afeta a parte externa frontal da perna. Pode causar amortecimento ou falta de coordenação do pé durante a prática de exercícios físicos
  • Fraturas por estresse geralmente causam dor aguda e sensibilidade nas articulações.

Principais sintomas da Canelite

O principal sintoma da canelite são dores na canela, principalmente na face interna da perna. Em alguns casos, porém, a canelite pode provocar inchaço e sensibilidade ao toque.

Como prevenir a canelite?

Realizar atividade física com orientação de um profissional é o meio mais eficaz para prevenir a canelite, pois o volume e a intensidade do exercício precisam ser bem controlados. Diferentemente do sistema cardiorrespiratório e muscular, que se adaptam à atividade física em poucas semanas, a estrutura da canela pode demorar alguns meses para aguentar o impacto dos exercícios. De qualquer forma, alongar e aquecer antes das atividades físicas também é importante na prevenção da canelite.