Dor no joelho: O que fazer, principais causas, como aliviar e evitar a dor.
A dor no joelho é um sintoma bastante comum que pode afetar pacientes de todas as idades. De intensidade e duração bastante variadas, o desconforto no joelho pode se apresentar em ambos os lados – joelho direito e esquerdo -, bem como ser capaz de produzir inchaço e dificuldade no movimento.
O que fazer com a dor no joelho?
Dor do lado de dentro do joelho: esta relacionada a problemas de desalinhamento dinâmico como lesões ligamentares, meniscais, tendinopatias (pata de ganso) ou degenerações articulares;
Dor do lado de fora (lateral) do joelho: bastante comum em atletas e corredores tem relação com a Síndrome do trato iliotibial ou sobrecarga por atrito na face lateral da coxa, bem como lesões em menisco lateral, degeneração articular, entre outras.
Vale a pena ressaltar que dependendo da origem e da estrutura comprometida o desconforto pode dificultar os movimentos.
Nesse caso, se o indivíduo tiver dificuldade em dobrar o joelho em um ângulo de 45º é possível que o problema esteja em estruturas laterais da articulação.
Tipos de dores no joelho:
O funcionamento do joelho pode ser alterado na presença de lesão, desgaste ou doença. A dor pode ser de dois tipos:
- Traumática, decorrente de queda ou batida durante atividade física;
- Degenerativas, como a artrose.
A articulação pode doer devido a processos inflamatórios, incluídas as doenças autoimunes, como artrite reumatoide, espondiloartrite e lúpus. Além dessas situações, desgaste por uso excessivo da articulação, desalinhamento dos joelhos e sobrepeso entram na lista de causas de desconforto.
O que pode ser a dor no joelho?
A dor no joelho pode envolver diferentes doenças. Algumas delas:
- Distensão ou entorses;
- Tendinites e bursites;
- Desgaste nos meniscos;
- Rompimento de cartilagem, menisco e ligamentos;
- Doenças reumáticas: artrite reumatoide, osteoartrite, artrose, lúpus e gota;
- Infecções no joelho;
- Síndrome da dor patelo-femural;
Quanto às lesões traumáticas, elas afetam geralmente ligamentos e menisco, enquanto as que não são traumáticas afetam a articulação como um todo.
5 maneiras de evitar a dor nos joelhos
Para algumas pessoas parece difícil conviver sem qualquer tipo de desconforto nos joelho, porém isso é possível. Confira cinco formas de evitar a dor:
- Prefira atividades físicas de pouco impacto, como caminhada, natação e Pilates.
- Mantenha o peso corporal, para não sobrecarregar os joelhos.
- Durante a prática de um exercício não faça agachamentos até o chão, esse é um movimento que pode levar a lesões.
- Cuidado ao andar em terrenos irregulares, como no campo ou calçadas esburacadas, pois nesse caso o risco de entorse é maior.
- Ao sentir qualquer dor ou desconforto não espere para procurar um especialista, o quanto antes tratar mais fácil é a prevenção de uma lesão grave
As articulações dos joelhos são exigidas diariamente e muitas vezes têm de aguentar sobrecarga de exercícios físicos e de atividades da rotina. Isso já justifica a necessidade de fortalecer a região. Por isso é importantíssimo que você também fortaleça os músculos do joelho.