Natação

Médica da Seleção Brasileira de Natação (2013-2017) com participação em campeonatos nacionais e internacionais, a Dra Karina Hatano é uma grande entusiasta do esporte.

Praticada por adultos e crianças, com finalidades de se divertir, ter mais saúde ou até competir, a natação é um exercício que costuma ser feito em praias ou piscinas.
A natação combina força, flexibilidade e resistência do corpo dos nadadores, o que muitas vezes resulta em lesões decorrentes do uso excessivo do ombro, pescoço, parte inferior das costas e joelhos. E além de lesões por conta do exercício em si – um nadador mediano executa em torno de 1,5 milhões de braçadas por ano em cada braço – a técnica deve estar correta para não aumentar a probabilidade de se machucar.
Cerca de 90% das queixas por nadadores estão relacionados a problemas de ombro. O “ombro do nadador” é a lesão mais comum vista pelo médico do esporte.

Para quem pretende nadar a nível profissional, a preparação envolve treinamento intenso, disciplina, dedicação, saúde em dia, sono e alimentação adequados, um bom trabalho mental e muito mais. E, com a evolução da ciência do esporte ao longo dos últimos, anos, o papel de uma equipe de suporte ao atleta, com médico do esporte e nutricionista, mostra-se fundamental para a melhora do rendimento na piscina.

O médico do esporte ajuda na identificação do cansaço do atleta, a qualidade do treino, sua segurança e estado de saúde, a qualidade do sono, a sobrecarga articular e a prevenção de lesões. Assim é possível intervir precocemente no trabalho de preparação, a partir de uma boa comunicação entre treinadores, fisioterapeutas e preparadores físicos do clube. Isso se faz por meio da coleta de dados bioquímicos, avaliação clínica, exame físico e avaliação termográfica, que trazem todas as informações necessárias. Os marcadores hormonais ou bioquímicos mostram se o treino está intenso ou fraco; se o atleta está cansado ou se está entrando em overtraining, se existe deficiência de vitaminas, ferro ou outras substâncias que reflitam no rendimento e na saúde do atleta.

O que causa lesões de natação?

– Sobrecarga no treinamento
– Má técnica
– Aumento repentino da carga de trabalho (não graduado)

Prevenção de lesões na natação
Uma grande parte da gestão de uma lesão envolve a comunicação entre pais, treinadores e seu médico não só para melhorar a recuperação, mas evitar lesões. Isso se chama: treinamento do gesto esportivo.

Agende uma consulta com um médico do esporte e extraia o melhor que a atividade pode te oferecer.