Tênis e Pisada

Você sabia que pode estar usando o tênis errado? Entenda sobre a escolha de tênis de acordo com seu tipo de pisada.

Existem diferentes tipos de pisadas, por isso, é importante saber como escolher um tênis apropriado. Do contrário, o aparecimento de problemas grandes nos joelhos, tornozelos, quadris e colunas é praticamente inevitável. Você sente dores nessas partes do corpo? Então fique atento e continue lendo que irei explicar o que é cada tipo de pisada.

Pisada neutra

A pisada neutra tem por característica impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. O impulso começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro, acontecendo o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. Cerca de 45% da população mundial tem essa pisada, e são os que têm menos restrições na hora de escolher um tênis, bastando apenas um amortecimento leve.

Pisada supinada

A pisada supinada é aquela em que a pessoa utiliza a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo para se impulsionar. Essa passada inicia o esforço no calcanhar e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. Normalmente pessoas como o pé cavo realizam esse tipo de pisada, sendo uma parcela muito pequena da população mundial, apenas 5%. “Supinadores” têm o pé mais rígido e necessitam de calçados com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

Pisada pronada

A pisada pronada começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão.

Nessa pisada quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro, ou as vezes, um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto das pontas dos dedos.

Aproximadamente metade da população mundial tem essa pisada, que termina perto das pontas dos dedos. Ela é mais comum em mulheres, pois está relacionada à postura da gestação.

Como descobrir qual é a sua pisada?

A avaliação biomecânica em laboratório com câmeras bi ou tridimensionais são ótimos caminhos na hora da examinação, incluindo o uso de marcadores refletivos em posições específicas.

O melhor é avaliar um tênis neutro, ou seja, um tênis que apresenta o mesmo suporte dos dois lados da entressola, sem nenhuma tecnologia para controle de pronação. Observe o desgaste do solado de um tênis antigo de preferência com solado reto:

  • Desgaste Uniforme: Pisada Neutra
  • Desgaste na Parte Interna: Pisada Pronada
  • Desgaste na Parte Externa: Pisada Supinada

Supondo que não haja a possibilidade de consultar os especialistas citados e nem um tênis neutro para saber qual é a sua pisada, um teste caseiro poderá te ajudar:

Com a sola do pé molhada, ande normalmente sobre uma folha de papel qualquer, pode ser um jornal ou revista. Feito isso, compare o desenho molhado na folha para identificar o tipo da sua pisada.

Da mesma forma que com o tênis neutro, uma pisada neutra mostrará um formato bem uniforme. Se você tiver uma pisada pronada verá que toda a área em que o seu pé tocar ficará molhada, já que seu pé é plano.

A pisada supinada mostrará um destaque na parte do calcanhar e da ponta da frente, pois o pé é cavo.

Agora que você descobriu a sua pisada, poderá escolher o tênis ideal para realizar os seus exercícios físicos e evitar as dores causadas pelo uso incorreto de um tênis.